Faltas por Nojo: Um Guia sobre Direitos e Deveres

CONTAREA - GESTÃO E CONTABILIDADE - FAMALICÃO - Faltas por Nojo Um Guia sobre Direitos e Deveres

Compreender as Faltas por Nojo em Caso de Falecimento de Cônjuge, Pai, Mãe, Filho ou Filha, Padrasto, Madrasta, Enteado, Sogro, Sogra, Genro e Nora, ou Pessoa que Viva em União de Facto

As Faltas por Nojo constituem uma circunstância em que o trabalhador está autorizado a ausentar-se do trabalho devido ao falecimento de cônjuge, pai, mãe, filho ou filha, padrasto, madrasta, enteado, sogro, sogra, genro e nora, ou pessoa que viva em união de facto. Neste artigo, elucidaremos os direitos e obrigações relacionados com este tema sensível.

Tipos de Faltas por Nojo e a Sua Duração

Em primeiro lugar, é fundamental entender os tipos de faltas permitidas e a duração de cada uma. O trabalhador tem o direito de faltar justificadamente:

a) Até 20 dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge não separado de pessoas e bens, filho ou enteado;

b) Até 5 dias consecutivos, pelo falecimento de parente ou afim no 1º grau na linha reta, como pai, mãe, sogro, sogra, padrasto e madrasta, com exceção dos mencionados no ponto anterior;

c) Até 2 dias consecutivos, em caso de falecimento de outro parente ou afim na linha reta (avô, avó, neto, neta, bisavô, bisavó, bisneto, bisneta – do próprio ou do cônjuge), ou parente no 2º grau da linha colateral (irmão, irmã, cunhado, cunhada).

Contagem dos Dias de Faltas por Nojo

A contagem dos dias de faltas por nojo começa no dia do falecimento. Contudo, é importante observar que os dias de descanso e feriados intercorrentes não entram na contagem. Adicionalmente, se o falecimento ocorrer ao final do dia, após o cumprimento do período normal de trabalho pelo trabalhador, a contagem inicia-se no dia seguinte.

Comunicação e Prova do Motivo ao Empregador

Para legitimar a falta, o trabalhador deve cumprir o dever de comunicação das faltas ao empregador. O empregador pode exigir, nos 15 dias subsequentes à comunicação da falta, prova do motivo.

Em suma, é essencial que o trabalhador esteja ciente dos seus direitos e deveres em relação às faltas por nojo. Este guia, baseado no artigo 251.º do Código do Trabalho, serve como um ponto de partida para entender os parâmetros legais relativos ao falecimento de cônjuge, pai, mãe, filho ou filha, padrasto, madrasta, enteado, sogro, sogra, genro e nora, ou pessoa que viva em união de facto.

Qualquer dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos!

Siga as nossas Redes Sociais para estar sempre atualizado/a:
Facebook Linkedin Twitter Instagram

A informação apresentada neste artigo não é vinculativa e não substitui a consulta completa dos documentos e legislação relevantes sobre o tema abordado.

Quem é a CONTAREA – GESTÃO E CONTABILIDADE

A Contarea – Gestão e Contabilidade, instituição de renome na área dos serviços de Contabilidade, Fiscalidade, Recursos Humanos, Gestão Administrativa, Consultoria de Gestão, Projetos De Investimento e Apoios, Apoio ao Empreendedorismo, Bpo/Outsourcing e Auditoria, tem a sua sede em Famalicão desde 2001. Distingue-se por possuir uma carteira vasta e diversificada, estendendo os seus serviços por todo Portugal, com especial incidência nos concelhos de Famalicão, Braga, Santo Tirso, Trofa, Barcelos, Felgueiras, Maia, Valongo, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Porto, Guimarães, Fafe, Vizela, Matosinhos, Valongo e Paredes.

Adotamos uma abordagem personalizada junto dos nossos clientes, com o intuito de oferecer soluções e propostas de valor que se ajustam especificamente aos diferentes sectores de atividade. Esta metodologia baseia-se na convicção de que as exigências de cada empresa são únicas, e que cada sector de atividade beneficia de forma significativa de um apoio especializado.

A nossa missão é expressa de forma clara e objetiva: comprometemo-nos com o rigor e a proximidade na gestão das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), assegurando um acompanhamento constante por parte da nossa equipa de Contabilistas Certificados.

author avatar
António Martins Pereira CEO & General Manager
CEO @ Contarea - Gestão e Contabilidade | Especialista em contabilidade, fiscalidade e gestão de empresas | Otimização da produtividade e rentabilidade de negócios

António Martins Pereira
CEO @ Contarea - Gestão e Contabilidade | Especialista em contabilidade, fiscalidade e gestão de empresas | Otimização da produtividade e rentabilidade de negócios

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *