Percebendo o Conceito, Importância e Processo da Auditoria Financeira
Uma auditoria financeira não é mais do que a aplicação de procedimentos contabilísticos num contexto empresarial. Independentemente do tamanho e do setor, todas as empresas precisam reportar regularmente as suas transações e demonstrações financeiras. Esta necessidade serve duas finalidades principais:
- Demonstrar ao Estado a legalidade e funcionalidade do negócio.
- Assegurar a saúde financeira da empresa e minimizar a possibilidade de problemas financeiros futuros.
A Relevância da Auditoria Financeira
O relatório resultante de uma auditoria financeira pode ser extremamente útil para várias partes interessadas na empresa – como os acionistas, o banco, entre outros. Destinada principalmente aos investidores de uma empresa comercial pública, a auditoria financeira visa comunicar a integridade e a precisão das demonstrações financeiras e transações da empresa.
Idealmente, uma auditoria financeira é realizada anualmente e pode ser complexa. Para ajudar a descomplicar o processo, apresentamos um método passo a passo claro que permitirá realizar a próxima auditoria com sucesso.
As Etapas de Uma Auditoria Financeira
Uma auditoria financeira bem-sucedida é realizada em três fases abrangentes: preparação, implementação e revisão.
Fase de Preparação
A preparação para a auditoria financeira é fundamental. Normalmente, a empresa solicita os serviços de um auditor para preparar a auditoria antes da fase de implementação propriamente dita. Isto porque o empresário ou a equipa pode preferir concentrar-se noutras partes do trabalho e deixar a auditoria para o especialista.
Estabelecer Boas Práticas de Comunicação
As etapas básicas de preparação incluem marcar uma data, confirmar a presença de todos, e enviar lembretes às partes interessadas ao longo do ano para evitar o stress da auditoria de final de ano.
Um auditor qualificado assegurará que todas as condições para uma auditoria bem-sucedida e sem problemas são cumpridas, coordenando com a empresa o máximo possível para facilitar o processo.
Revisão de Registos Passados
Aprender com as declarações e relatórios passados é o primeiro passo a considerar na preparação para uma auditoria financeira de fim de ano. Em colaboração com o seu contabilista ou auditor, será possível identificar eventuais erros e encontrar formas de os evitar.

Pesquisa Sobre Normas Contabilísticas Atuais
Os regulamentos e os requisitos legislativos estão em constante mudança, por isso é crucial manter-se atualizado sobre as normas e práticas contabilísticas.
Fase de Implementação
O armazenamento seguro dos seus dados é um passo importante que precede o processo de auditoria. Deve também considerar organizar a sua informação financeira de forma a facilitar o processo de auditoria.
Revisão dos Registos Fiscais
A análise dos registos fiscais da empresa é um passo fundamental.
Definição de Cronograma e Atribuição de Responsabilidades
É aconselhável começar a atribuir as tarefas necessárias às pessoas pertinentes da sua equipa e estabelecer prazos assim que obtiver essas informações do auditor.
Período de Auditoria: Estar Disponível
Durante o período da auditoria financeira, certifique-se de que a sua equipa financeira/contabilidade está disponível.
Fase de Revisão
Após a auditoria, é aconselhável manter uma linha aberta de comunicação com o auditor e certificar-se de que nenhum item é deixado sem tratamento.
A auditoria financeira é um processo contínuo, que requer a consideração de todas as três fases – preparação, implementação e revisão. Assim, a escolha correta do auditor e da equipa de contabilidade pode ser fundamental para o sucesso deste processo.
A Contarea – Gestão e Contabilidade implementa este recurso na sua empresa ou organização!
Qualquer dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos!
Siga as nossas Redes Sociais para estar sempre atualizado/a:
Facebook
Linkedin
Twitter
Instagram
2 Comments