Auditoria Financeira: O Caminho para a Saúde Financeira

CONTAREA - GESTÃO E CONTABILIDADE - FAMALICÃO - Auditoria Financeira O Caminho para a Saúde Financeira

Percebendo o Conceito, Importância e Processo da Auditoria Financeira

Uma auditoria financeira não é mais do que a aplicação de procedimentos contabilísticos num contexto empresarial. Independentemente do tamanho e do setor, todas as empresas precisam reportar regularmente as suas transações e demonstrações financeiras. Esta necessidade serve duas finalidades principais:

  • Demonstrar ao Estado a legalidade e funcionalidade do negócio.
  • Assegurar a saúde financeira da empresa e minimizar a possibilidade de problemas financeiros futuros.

A Relevância da Auditoria Financeira

O relatório resultante de uma auditoria financeira pode ser extremamente útil para várias partes interessadas na empresa – como os acionistas, o banco, entre outros. Destinada principalmente aos investidores de uma empresa comercial pública, a auditoria financeira visa comunicar a integridade e a precisão das demonstrações financeiras e transações da empresa.

Idealmente, uma auditoria financeira é realizada anualmente e pode ser complexa. Para ajudar a descomplicar o processo, apresentamos um método passo a passo claro que permitirá realizar a próxima auditoria com sucesso.

As Etapas de Uma Auditoria Financeira

Uma auditoria financeira bem-sucedida é realizada em três fases abrangentes: preparação, implementação e revisão.

Fase de Preparação

A preparação para a auditoria financeira é fundamental. Normalmente, a empresa solicita os serviços de um auditor para preparar a auditoria antes da fase de implementação propriamente dita. Isto porque o empresário ou a equipa pode preferir concentrar-se noutras partes do trabalho e deixar a auditoria para o especialista.

Estabelecer Boas Práticas de Comunicação

As etapas básicas de preparação incluem marcar uma data, confirmar a presença de todos, e enviar lembretes às partes interessadas ao longo do ano para evitar o stress da auditoria de final de ano.

Um auditor qualificado assegurará que todas as condições para uma auditoria bem-sucedida e sem problemas são cumpridas, coordenando com a empresa o máximo possível para facilitar o processo.

Revisão de Registos Passados

Aprender com as declarações e relatórios passados é o primeiro passo a considerar na preparação para uma auditoria financeira de fim de ano. Em colaboração com o seu contabilista ou auditor, será possível identificar eventuais erros e encontrar formas de os evitar.

Pesquisa Sobre Normas Contabilísticas Atuais

Os regulamentos e os requisitos legislativos estão em constante mudança, por isso é crucial manter-se atualizado sobre as normas e práticas contabilísticas.

Fase de Implementação

O armazenamento seguro dos seus dados é um passo importante que precede o processo de auditoria. Deve também considerar organizar a sua informação financeira de forma a facilitar o processo de auditoria.

Revisão dos Registos Fiscais

A análise dos registos fiscais da empresa é um passo fundamental.

Definição de Cronograma e Atribuição de Responsabilidades

É aconselhável começar a atribuir as tarefas necessárias às pessoas pertinentes da sua equipa e estabelecer prazos assim que obtiver essas informações do auditor.

Período de Auditoria: Estar Disponível

Durante o período da auditoria financeira, certifique-se de que a sua equipa financeira/contabilidade está disponível.

Fase de Revisão

Após a auditoria, é aconselhável manter uma linha aberta de comunicação com o auditor e certificar-se de que nenhum item é deixado sem tratamento.

A auditoria financeira é um processo contínuo, que requer a consideração de todas as três fases – preparação, implementação e revisão. Assim, a escolha correta do auditor e da equipa de contabilidade pode ser fundamental para o sucesso deste processo.

A Contarea – Gestão e Contabilidade implementa este recurso na sua empresa ou organização!

Qualquer dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos!

Siga as nossas Redes Sociais para estar sempre atualizado/a:
Facebook Linkedin Twitter Instagram

A informação apresentada neste artigo não é vinculativa e não substitui a consulta completa dos documentos e legislação relevantes sobre o tema abordado.

Quem é a CONTAREA – GESTÃO E CONTABILIDADE

A Contarea – Gestão e Contabilidade, instituição de renome na área dos serviços de Contabilidade, Fiscalidade, Recursos Humanos, Gestão Administrativa, Consultoria de Gestão, Projetos De Investimento e Apoios, Apoio ao Empreendedorismo, Bpo/Outsourcing e Auditoria, tem a sua sede em Famalicão desde 2001. Distingue-se por possuir uma carteira vasta e diversificada, estendendo os seus serviços por todo Portugal, com especial incidência nos concelhos de Famalicão, Braga, Santo Tirso, Trofa, Barcelos, Felgueiras, Maia, Valongo, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Porto, Guimarães, Fafe, Vizela, Matosinhos, Valongo e Paredes.

Adotamos uma abordagem personalizada junto dos nossos clientes, com o intuito de oferecer soluções e propostas de valor que se ajustam especificamente aos diferentes sectores de atividade. Esta metodologia baseia-se na convicção de que as exigências de cada empresa são únicas, e que cada sector de atividade beneficia de forma significativa de um apoio especializado.

A nossa missão é expressa de forma clara e objetiva: comprometemo-nos com o rigor e a proximidade na gestão das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), assegurando um acompanhamento constante por parte da nossa equipa de Contabilistas Certificados.

administrator

4 Comments

  • Sebastião Paulo da Silva September 12, 2023

    Agraciado pela informação mas tenho interesse em fazer parte do vosso aparelho de quadros. Até porque sou formado em pelo curso de contabilidade e administração na especialidade de Auditoria

  • […] importantes, a contabilidade vai muito além. Serve como um termómetro que ajuda a medir a saúde financeira e, mais importante, a rentabilidade de um […]

  • […] o mundo. O OKR tem o poder de focar a equipa em metas ambiciosas, ao mesmo tempo que oferece um caminho claro para […]

  • […] de gestão, investimento e financiamento. Sem uma contabilidade eficaz, as empresas lutariam para manter a precisão financeira e a conformidade fiscal e legislativa, correndo o risco de […]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *