Planear o Negócio: O Primeiro Passo para Criar Empresa

CONTAREA - GESTÃO E CONTABILIDADE - FAMALICÃO - Planear o Negócio O Primeiro Passo para Criar Empresa

Uma Viagem pela Importância de Planear o Negócio na Criação de uma Empresa

Planear o negócio não é um passo que se possa ignorar ao criar empresa. É nesta fase inicial que se estabelecem as fundações para um projeto de sucesso.

A transição da “ideia para o negócio” ocorre, muitas vezes, de maneira informal, sem um planeamento estratégico. Mas a verdade é que os casos de sucesso são normalmente os que adotam um pensamento estratégico desde o princípio

Construindo Bases Sólidas para o Sucesso Empresarial

O planeamento é vital na criação de uma empresa porque estabelece as bases estruturais para o sucesso dos projetos. De seguida, apresentamos alguns pontos que ressaltam a importância dessa fase:

1. Visão Clara

O planeamento proporciona uma visão nítida do negócio, permitindo definir a missão, a visão e os valores do projeto. Assim, pode direcionar esforços de forma consistente, tomar decisões alinhadas com o plano-base e comunicar de forma eficaz com clientes e equipa.

2. Identificação de Oportunidades, Riscos e Ameaças

Ao planear, deve fazer uma análise detalhada do mercado para identificar oportunidades de crescimento e potenciais riscos. Esta etapa inclui compreender as necessidades dos clientes, analisar a concorrência e avaliar tendências e fatores externos que podem influenciar o negócio.

3. Parcerias Estratégicas

A fase de planeamento também envolve considerar possíveis parceiros estratégicos para o negócio. Escolher a estrutura empresarial adequada, avaliar serviços necessários e ponderar o apoio que um contabilista pode fornecer são tarefas imprescindíveis para criar empresa.

4. Definição de Metas e Objetivos

O planeamento permite definir metas e objetivos claros, que podem estar relacionados com o crescimento financeiro, a expansão do negócio, a satisfação dos clientes, a inovação, entre outros. Definindo metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais), pode acompanhar o progresso e tomar medidas corretivas, se necessário.

5. Alocação de Recursos

O planeamento ajuda na alocação eficiente de recursos, evitando desperdícios e garantindo um uso adequado dos recursos disponíveis, sejam eles capital, equipamentos, recursos humanos ou tempo.

6. Tomada de Decisões Informadas

Ao planear, pode tomar decisões mais concretas e reduzir riscos associados a decisões precipitadas ou baseadas em suposições. A análise de diferentes cenários e a avaliação dos possíveis resultados são fundamentais para tomar decisões informadas.

7. Orientação e Direção

Planear o negócio dá uma orientação clara e uma direção estratégica para o seu negócio. Saber para onde queremos ir e o que queremos para a empresa a curto, médio e longo prazo é fundamental.

Assim, planear o negócio é indispensável antes de criar empresa. Estabelecer metas claras, identificar oportunidades de mercado, avaliar a concorrência, antecipar desafios e tomar decisões informadas são apenas algumas das vantagens de um planeamento adequado. Ao planear de forma estratégica, aumenta as chances de sucesso do projeto.

Qualquer dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos!

Siga as nossas Redes Sociais para estar sempre atualizado/a:
Facebook Linkedin Twitter Instagram

A informação apresentada neste artigo não é vinculativa e não substitui a consulta completa dos documentos e legislação relevantes sobre o tema abordado.

Quem é a CONTAREA – GESTÃO E CONTABILIDADE

A Contarea – Gestão e Contabilidade, instituição de renome na área dos serviços de Contabilidade, Fiscalidade, Recursos Humanos, Gestão Administrativa, Consultoria de Gestão, Projetos De Investimento e Apoios, Apoio ao Empreendedorismo, Bpo/Outsourcing e Auditoria, tem a sua sede em Famalicão desde 2001. Distingue-se por possuir uma carteira vasta e diversificada, estendendo os seus serviços por todo Portugal, com especial incidência nos concelhos de Famalicão, Braga, Santo Tirso, Trofa, Barcelos, Felgueiras, Maia, Valongo, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Porto, Guimarães, Fafe, Vizela, Matosinhos, Valongo e Paredes.

Adotamos uma abordagem personalizada junto dos nossos clientes, com o intuito de oferecer soluções e propostas de valor que se ajustam especificamente aos diferentes sectores de atividade. Esta metodologia baseia-se na convicção de que as exigências de cada empresa são únicas, e que cada sector de atividade beneficia de forma significativa de um apoio especializado.

A nossa missão é expressa de forma clara e objetiva: comprometemo-nos com o rigor e a proximidade na gestão das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), assegurando um acompanhamento constante por parte da nossa equipa de Contabilistas Certificados.

administrator

6 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *