Pagar um ordenado: o que precisa saber?

Pagar um ordenado

Na hora de avançar para a contratação de colaboradores para ingressarem na sua empresa, há um conjunto de fatores que deve ter em conta que vão desde obrigações legais a critérios de Recursos Humanos.

O ordenado é um dos fatores a medir e analisar com muito detalhe e atenção. Desse modo, partilhamos consigo alguns dos principais encargos a contabilizar quanto à definição e atribuição de um salário.

Definir um salário base

Como primeira fase deverá assumir e definir um salário base para a pessoa – ao qual serão acrescidos outros valores obrigatórios que não vão diretamente para a pessoa (salário líquido e salário bruto – abordaremos este tema num próximo artigo). Tendo este valor definido terá de o multiplicar por 14 meses e dividir o total por 12 – assim apura o custo médio mensal e contabiliza um doze avos por cada um dos subsídios (de férias e de Natal). O mesmo cálculo deverá ser efetuado para a Segurança Social e o seguro de acidentes de trabalho.

Contribuições para a Segurança Social (SS)

Já falamos sobre a Taxa Social Única (TSU) e é exatamente a esta que este segundo ponto se refere. Esta taxa é a contribuição paga mensalmente à SS quer pelo empregador como pelo colaborador. O valor a pagar da TSU refere-se à remuneração ilíquida e divide-se em duas partes: a do empregador (correspondente a 11%) e a da empresa (23,75%).

Seguro de Acidentes de Trabalho

O seguro de trabalho é obrigatório para todas as empresas (sem exceções). É um custo obrigatório a contabilizar. O valor pode variar em função da apólice contratada e da cobertura do respetivo seguro, dependendo em parte do risco que o trabalhador corre durante o exercício da sua atividade laboral.

Subsídio de alimentação

Este subsídio deverá também ser tido em conta e o seu pagamento poderá ser efetuado de duas formas: depositado em conta juntamente com o ordenado ou sob forma de cartão bancário pré-pago (o conhecido cartão de alimentação). Para se contabilizar o valor anual referente a este subsídio terá de multiplicar uma média de 21 dias de subsídio por 11 meses (não se contabiliza o mês de férias).

Custos Extra

Além dos encargos atrás mencionados, a empresa deve ainda assegurar aos seus colaboradores ações de formação e auditoria de higiene e segurança no trabalho, medicina no trabalho e formação profissional (obrigatório oferecer 35 horas por ano).

Qualquer dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos!

Siga as nossas Redes Sociais para estar sempre atualizado/a:
Facebook Linkedin Twitter Instagram

A informação apresentada neste artigo não é vinculativa e não substitui a consulta completa dos documentos e legislação relevantes sobre o tema abordado.

Quem é a CONTAREA – GESTÃO E CONTABILIDADE

A Contarea – Gestão e Contabilidade, instituição de renome na área dos serviços de Contabilidade, Fiscalidade, Recursos Humanos, Gestão Administrativa, Consultoria de Gestão, Projetos De Investimento e Apoios, Apoio ao Empreendedorismo, Bpo/Outsourcing e Auditoria, tem a sua sede em Famalicão desde 2001. Distingue-se por possuir uma carteira vasta e diversificada, estendendo os seus serviços por todo Portugal, com especial incidência nos concelhos de Famalicão, Braga, Santo Tirso, Trofa, Barcelos, Felgueiras, Maia, Valongo, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Porto, Guimarães, Fafe, Vizela, Matosinhos, Valongo e Paredes.

Adotamos uma abordagem personalizada junto dos nossos clientes, com o intuito de oferecer soluções e propostas de valor que se ajustam especificamente aos diferentes sectores de atividade. Esta metodologia baseia-se na convicção de que as exigências de cada empresa são únicas, e que cada sector de atividade beneficia de forma significativa de um apoio especializado.

A nossa missão é expressa de forma clara e objetiva: comprometemo-nos com o rigor e a proximidade na gestão das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), assegurando um acompanhamento constante por parte da nossa equipa de Contabilistas Certificados.

author avatar
António Martins Pereira CEO & General Manager
CEO @ Contarea - Gestão e Contabilidade | Especialista em contabilidade, fiscalidade e gestão de empresas | Otimização da produtividade e rentabilidade de negócios

António Martins Pereira
CEO @ Contarea - Gestão e Contabilidade | Especialista em contabilidade, fiscalidade e gestão de empresas | Otimização da produtividade e rentabilidade de negócios

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *