Tenho de pagar TSU?

pagar TSU

É uma verdade indiscutível que as pessoas são o motor de uma empresa, sendo por isso o bem mais valioso de uma organização.

Contudo, a elas está associado um custo que terá de ser suportado pela empresa. Apesar de depender muito do setor de atividade, de um modo geral os colaboradores representam uma das maiores fatias do bolo de custos fixos de uma empresa – e é neste bolo que entra a Taxa Social Única (TSU).

TSU que tanto ouvimos falar nos media portugueses corresponde à quantia que as empresas e colaboradores descontam. Todos os meses para a Segurança Social. Ou seja, é variável consoante o vencimento de cada um – quanto maior o salário, maior será o montante pago de TSU.

No cenário do trabalhador por conta de outrem, o valor a pagar desta taxa diz respeito à remuneração ilíquida e divide-se em duas partes: a que fica a cargo do trabalhador (11%) e a que tem como responsável o empregador (23,75%). Se se tratar de uma entidade sem fins lucrativos este último valor diminui para 22,3%.

É importante destacar que, para o correto apuramento da TSU, outros recebimentos que não a remuneração base também devem ser considerados (exemplo: bónus, prémios, remunerações por trabalho noturno, etc).

Fique atento às nossas publicações, em breve falaremos sobre as multas aplicáveis em caso de atraso no pagamento da TSU.

Qualquer dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos!

Siga as nossas Redes Sociais para estar sempre atualizado/a:
Facebook    Linkedin    Twitter    Instagram

A informação apresentada neste artigo não é vinculativa e não substitui a consulta completa dos documentos e legislação relevantes sobre o tema abordado.

Quem é a CONTAREA – GESTÃO E CONTABILIDADE

A Contarea – Gestão e Contabilidade, instituição de renome na área dos serviços de Contabilidade, Fiscalidade, Recursos Humanos, Gestão Administrativa, Consultoria de Gestão, Projetos De Investimento e Apoios, Apoio ao Empreendedorismo, Bpo/Outsourcing e Auditoria, tem a sua sede em Famalicão desde 2001. Distingue-se por possuir uma carteira vasta e diversificada, estendendo os seus serviços por todo Portugal, com especial incidência nos concelhos de Famalicão, Braga, Santo Tirso, Trofa, Barcelos, Felgueiras, Maia, Valongo, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Porto, Guimarães, Fafe, Vizela, Matosinhos, Valongo e Paredes.

Adotamos uma abordagem personalizada junto dos nossos clientes, com o intuito de oferecer soluções e propostas de valor que se ajustam especificamente aos diferentes sectores de atividade. Esta metodologia baseia-se na convicção de que as exigências de cada empresa são únicas, e que cada sector de atividade beneficia de forma significativa de um apoio especializado.

A nossa missão é expressa de forma clara e objetiva: comprometemo-nos com o rigor e a proximidade na gestão das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), assegurando um acompanhamento constante por parte da nossa equipa de Contabilistas Certificados.

author avatar
António Martins Pereira CEO & General Manager
CEO @ Contarea - Gestão e Contabilidade | Especialista em contabilidade, fiscalidade e gestão de empresas | Otimização da produtividade e rentabilidade de negócios

António Martins Pereira
CEO @ Contarea - Gestão e Contabilidade | Especialista em contabilidade, fiscalidade e gestão de empresas | Otimização da produtividade e rentabilidade de negócios

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *