A importância da Inteligência Emocional no mundo dos negócios

CONTAREA-GESTAO-E-CONTABILIDADE-FAMALICAO-INTELIGENCIA-EMOCIONAL-NO-MUNDO-DOS-NEGOCIOS

Hoje, mais do que nunca, é importante compreender e aceitar a importância da Inteligência Emocional e a Regulação das emoções em todas as áreas da nossa vida. Hoje, debruçamo-nos sobre estes dois conceitos aplicados à realidade do empreendedorismo.

Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional corresponde, nada mais nada menos, à capacidade que temos de compreender e gerir as nossas emoções e encontra-se fortemente relacionada com o sucesso individual e profissional. Falamos da capacidade de alcançar a autoconsciência, a autorregulação, motivação, empatia, bem como competências sociais.

Definição de Inteligência Emocional

Mas como acontece com grande parte dos conceitos, a Inteligência Emocional e a sua definição foi, e ainda vai, sofrendo alterações. No caso, Charles Darwin começou por explicar este conceito como sendo uma expressão emocional de elevada importância para a sobrevivência e adaptação. Já mais recentemente Robert Thorndike defendeu-a como inteligência social cujo intuito era o de descrever a capacidade de compreender e motivar os outros.

Foi Garner que, em 1983, deu origem à definição mais próxima da que temos hoje em que este conceito passou a estar interligado com a inteligência intrapessoal e interpessoal. Em 1998, outro grande autor, Goleman, partilhou a sua conclusão em como a inteligência emocional era a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e dos nossos relacionamentos. Assim, passou a ser considerada a grande responsável pelo sucesso ou insucesso do indivíduo.

Inteligência Emocional versus Empreendedorismo

Explicada então, brevemente, a origem deste conceito, passamos agora a aplicá-la ao mundo dos negócios e do empreendedorismo. Todos os dias somos postos à prova e desafiados a tomar decisões que, de modo geral, partem das nossas emoções, do que sentimos e de como nos encontramos emocionalmente. Enquanto empreendedor, tomar decisões é tarefa constante. Deste modo, a capacidade de identificar e gerir as suas emoções torna-se imperativo para o sucesso das suas decisões. A inteligência emocional no local de trabalho acaba por se resumir à compreensão, expressão e gestão de bons relacionamentos, encontrando soluções, em momentos de tensão e pressão, para os problemas.

CONTAREA GESTAO E CONTABILIDADE FAMALICAO INTELIGENCIA EMOCIONAL NO MUNDO DOS NEGOCIOS<br>image title

Hoje em dia, a consciencialização para a importância deste conceito tem sido cada vez mais recorrente e é notória a procura, por parte das empresas, de ferramentas e formas de nutrir a inteligência emocional nos seus colaboradores. As empresas estão cada vez mais atentas a estes pormenores, disponibilizando, por exemplo, horários de trabalho mais alargados e individualizados (teletrabalho), bem como pela oferta de serviços como seguros de saúde que cobrem a saúde mental. Vemos também muitas empresas a recorrer e integrar psicólogos nas suas equipas de Recursos Humanos.

Contudo, existe o lado da inteligência emocional focada fundamentalmente no líder que, possuindo um elevado nível de inteligência emocional, consegue entender melhor os seus colaboradores, ajudar os colegas em momentos de maior stress e tensão, motivar a equipa e manter boas relações dentro da empresa. Enquanto líder é importante entender que todos deveremos ser líderes de nós mesmos – a nível emocional. Quanto melhor se souberem liderar individualmente, melhor serão as relações estabelecidas em local de trabalho com os seus superiores e pares.

É, por isso, importante entender a empresa como um todo e promover a inteligência emocional no local de trabalho.

Qualquer dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos!

Siga as nossas Redes Sociais para estar sempre atualizado/a:
Facebook Linkedin Twitter Instagram

A informação apresentada neste artigo não é vinculativa e não substitui a consulta completa dos documentos e legislação relevantes sobre o tema abordado.

Quem é a CONTAREA – GESTÃO E CONTABILIDADE

A Contarea – Gestão e Contabilidade, instituição de renome na área dos serviços de Contabilidade, Fiscalidade, Recursos Humanos, Gestão Administrativa, Consultoria de Gestão, Projetos De Investimento e Apoios, Apoio ao Empreendedorismo, Bpo/Outsourcing e Auditoria, tem a sua sede em Famalicão desde 2001. Distingue-se por possuir uma carteira vasta e diversificada, estendendo os seus serviços por todo Portugal, com especial incidência nos concelhos de Famalicão, Braga, Santo Tirso, Trofa, Barcelos, Felgueiras, Maia, Valongo, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Porto, Guimarães, Fafe, Vizela, Matosinhos, Valongo e Paredes.

Adotamos uma abordagem personalizada junto dos nossos clientes, com o intuito de oferecer soluções e propostas de valor que se ajustam especificamente aos diferentes sectores de atividade. Esta metodologia baseia-se na convicção de que as exigências de cada empresa são únicas, e que cada sector de atividade beneficia de forma significativa de um apoio especializado.

A nossa missão é expressa de forma clara e objetiva: comprometemo-nos com o rigor e a proximidade na gestão das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), assegurando um acompanhamento constante por parte da nossa equipa de Contabilistas Certificados.

author avatar
António Martins Pereira CEO & General Manager
CEO @ Contarea - Gestão e Contabilidade | Especialista em contabilidade, fiscalidade e gestão de empresas | Otimização da produtividade e rentabilidade de negócios

António Martins Pereira
CEO @ Contarea - Gestão e Contabilidade | Especialista em contabilidade, fiscalidade e gestão de empresas | Otimização da produtividade e rentabilidade de negócios

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *