IUC e ISV: O Aumento e as Implicações para o OE 2024

CONTAREA - GESTÃO E CONTABILIDADE - FAMALICÃO - IUC e ISV: O Aumento e as Implicações para o OE 2024

Tudo o que Precisa Saber sobre os Aumentos em IUC e ISV e o seu Impacto no Orçamento do Estado para 2024

Com o cenário económico em constante mudança, é importante estar a par das últimas alterações legislativas, especialmente no que diz respeito a impostos, neste sentido, abordaremos as recentes mudanças nos impostos IUC (Imposto Único de Circulação) e ISV (Imposto sobre Veículos), e como estas alterações se enquadram no Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024).

Aumento no IUC: O que Precisa Saber

Alterações Gerais

O valor do IUC sofreu um aumento generalizado em cerca de 3%. Este aumento afeta, principalmente, os automóveis ligeiros de passageiros e de utilização mista com peso bruto não superior a 2500 kg que foram matriculados entre 1981 e Junho de 2007.

Componente de Emissões de CO2

Uma das principais alterações é a inclusão da componente de emissões de CO2 no cálculo do IUC. Esta mudança afeta também motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos matriculados desde 1992.

Aumento Máximo Anual

Está estabelecido um aumento máximo anual de € 25 por veículo, mantendo-se em vigor o adicional de IUC.

Mudanças no ISV: O que Precisa de Saber

Taxas de Imposto

As taxas de imposto do ISV sofreram um aumento generalizado, quer na componente ambiental, quer na componente cilindrada. Este aumento é na ordem de 5%.

Condições para Isenção

Para as viaturas em regime de locação operacional (como táxis, veículos afetos ao parque do Estado e funções de autoridade), agora é exigida a exibição do contrato de locação. Anteriormente, apenas era necessário que dos documentos do veículo constasse a identificação do locatário.

Implicações para o OE 2024

As mudanças tanto no IUC como no ISV têm relevância especial para o Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024). Com os aumentos nos impostos, espera-se um acréscimo nas receitas fiscais, que poderá ter um impacto significativo no orçamento anual.

Estar informado sobre as alterações em impostos como o IUC e o ISV é fundamental para qualquer cidadão ou entidade empresarial. As mudanças nos impostos não só afetam o orçamento pessoal ou empresarial, mas também têm implicações sérias no Orçamento do Estado para 2024.

Qualquer dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos!

Siga as nossas Redes Sociais para estar sempre atualizado/a:
Facebook Linkedin Twitter Instagram

A informação apresentada neste artigo não é vinculativa e não substitui a consulta completa dos documentos e legislação relevantes sobre o tema abordado.

Quem é a CONTAREA – GESTÃO E CONTABILIDADE

A Contarea – Gestão e Contabilidade, instituição de renome na área dos serviços de Contabilidade, Fiscalidade, Recursos Humanos, Gestão Administrativa, Consultoria de Gestão, Projetos De Investimento e Apoios, Apoio ao Empreendedorismo, Bpo/Outsourcing e Auditoria, tem a sua sede em Famalicão desde 2001. Distingue-se por possuir uma carteira vasta e diversificada, estendendo os seus serviços por todo Portugal, com especial incidência nos concelhos de Famalicão, Braga, Santo Tirso, Trofa, Barcelos, Felgueiras, Maia, Valongo, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Porto, Guimarães, Fafe, Vizela, Matosinhos, Valongo e Paredes.

Adotamos uma abordagem personalizada junto dos nossos clientes, com o intuito de oferecer soluções e propostas de valor que se ajustam especificamente aos diferentes sectores de atividade. Esta metodologia baseia-se na convicção de que as exigências de cada empresa são únicas, e que cada sector de atividade beneficia de forma significativa de um apoio especializado.

A nossa missão é expressa de forma clara e objetiva: comprometemo-nos com o rigor e a proximidade na gestão das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), assegurando um acompanhamento constante por parte da nossa equipa de Contabilistas Certificados.

administrator

2 Comments

  • […] fulcrais na vida de quem possui ou tenciona possuir um imóvel. As mudanças propostas no OE 2024 requerem atenção e informação adequadas para tomadas de decisão conscientes e minimização do impacto […]

  • […] para a tributação baseada no volume de álcool também foi revista. O mesmo percentual de aumento é válido para bebidas não alcoólicas adicionadas de açúcar. As novas taxas variam conforme o teor de […]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *