Estagflação: o que é?

Estagflação

Estagflação é um cenário económico caracterizado por uma alta taxa de inflação, crescimento económico lento e desemprego constantemente alto.

O que é estagflação?


A estagflação é um cenário económico no qual a taxa de inflação é alta, a taxa de crescimento económico diminui e o desemprego permanece constantemente alto. Esta combinação desfavorável é indesejável e pode ser um dilema para os governos, uma vez que a maioria das ações destinadas a reduzir a inflação pode aumentar os níveis de desemprego, e as políticas destinadas a diminuir o desemprego podem piorar a inflação.

Causas da estagflação
Não há consenso entre os economistas sobre as causas da estagflação. Cada corrente económica tem a sua própria visão sobre suas origens. No entanto, duas das principais teorias apontam para: cadeia de fornecimento e más políticas económicas.

A teoria da cadeia de fornecimento sugere que a estagflação ocorre quando uma economia enfrenta um aumento ou diminuição repentina na oferta de um determinado bem ou serviço, como por exemplo, o rápido aumento do preço do petróleo. Nesta situação, os preços disparam, tornando a produção mais cara e menos lucrativa, atrasando assim o crescimento económico.

Uma segunda teoria afirma que a estagflação pode ser o resultado de uma política económica mal planeada ou mal executada. Por exemplo, um governo pode criar uma política que prejudique as indústrias quando aumenta a oferta monetária muito rapidamente. A ocorrência simultânea dessas políticas pode levar a um crescimento económico mais lento e a uma inflação mais alta.

Exemplo de Estagflação
A estagflação é cara e difícil de eliminar, tanto em termos sociais quanto fiscais. Existem apenas alguns exemplos na história. O mais notável ocorreu na década de 1970 nos Estados Unidos.

O início da estagflação na década de 1970 foi atribuído à política económica insustentável do Federal Reserve dos EUA durante os anos de boom do final dos anos 1950 e 1960. O FED Americano tomou medidas para manter o desemprego baixo e aumentar a procura generalizada por produtos e serviços na década de 1960. No entanto, o desemprego anormalmente baixo durante essa década desencadeou algo chamado espiral de preços e salários.

O embargo do petróleo da OPEP em 1973 também contribuiu para o cenário económico indesejado nos Estados Unidos da América. As indústrias por todo o país sofreram com os preços excessivamente altos do petróleo devido à sua escassez no mercado. A procura caiu para novos mínimos e a produção industrial diminuiu drasticamente.

Qualquer dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos!

Siga as nossas Redes Sociais para estar sempre atualizado/a:
Facebook    Linkedin    Twitter    Instagram

A informação apresentada neste artigo não é vinculativa e não substitui a consulta completa dos documentos e legislação relevantes sobre o tema abordado.

Quem é a CONTAREA – GESTÃO E CONTABILIDADE

A Contarea – Gestão e Contabilidade, instituição de renome na área dos serviços de Contabilidade, Fiscalidade, Recursos Humanos, Gestão Administrativa, Consultoria de Gestão, Projetos De Investimento e Apoios, Apoio ao Empreendedorismo, Bpo/Outsourcing e Auditoria, tem a sua sede em Famalicão desde 2001. Distingue-se por possuir uma carteira vasta e diversificada, estendendo os seus serviços por todo Portugal, com especial incidência nos concelhos de Famalicão, Braga, Santo Tirso, Trofa, Barcelos, Felgueiras, Maia, Valongo, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Porto, Guimarães, Fafe, Vizela, Matosinhos, Valongo e Paredes.

Adotamos uma abordagem personalizada junto dos nossos clientes, com o intuito de oferecer soluções e propostas de valor que se ajustam especificamente aos diferentes sectores de atividade. Esta metodologia baseia-se na convicção de que as exigências de cada empresa são únicas, e que cada sector de atividade beneficia de forma significativa de um apoio especializado.

A nossa missão é expressa de forma clara e objetiva: comprometemo-nos com o rigor e a proximidade na gestão das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), assegurando um acompanhamento constante por parte da nossa equipa de Contabilistas Certificados.

author avatar
António Martins Pereira CEO & General Manager
CEO @ Contarea - Gestão e Contabilidade | Especialista em contabilidade, fiscalidade e gestão de empresas | Otimização da produtividade e rentabilidade de negócios

António Martins Pereira
CEO @ Contarea - Gestão e Contabilidade | Especialista em contabilidade, fiscalidade e gestão de empresas | Otimização da produtividade e rentabilidade de negócios

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *