Como se preenche o IRS?

IRS

Antes de explicarmos como se preenche o IRS, não se esqueça que tem até 30 de junho para entregar a declaração de IRS 2023, referente aos rendimentos de 2022.

Todos nós temos de preencher o IRS (Imposto sobre Rendimento das Pessoas Singulares) e, dessa forma, para lhe facilitar este processo, a Contarea decidiu partilhar brevemente os passos:

Aceder ao Portal das Finanças

Hoje em dia só é possível fazer o IRS online, no caso, deverá ser feito no Portal das Finanças. Se já estiver registado no Portal terá apenas de se fazer acompanhar pelo NIF e pela respectiva senha respetiva. No caso de não ter, terá de fazer o registo e de aguardar a receção na sua morada de uma senha de acesso.

Verificar valores e reclamar faturas

O prazo para submeter faturas no portal das Finanças (referentes a 2022) venceu a 27 de fevereiro de 2023. Entretanto, no dia 15 de março a Autoridade Tributária Aduaneira disponibilizou os montantes das deduções à coleta proporcionados pelas despesas comprovadas pelas faturas e outros documentos. É, por este motivo, muito importante estar-se a par das datas de entregas e ao calendário de ação.

Neste caso das faturas, para além de se validarem as despesas por faturas, é nesta etapa que pode confirmar os restantes gastos dedutíveis no IRS dispensados de passar fatura (ex: crédito à habitação, taxas moderadoras e propinas escolares).

Preencher a declaração

Terá de escolher a opção “Cidadãos” quando aceder ao Portal das Finanças que o redireciona para uma nova página onde escolherá fazer o IRS.

Validar e entregar IRS em 2023

Após preencher a declaração ou da confirmação de que os dados do seu IRS automático estão corretos, clique em Validar.

Obter comprovativo

Passados 2 dias após a submissão, é aconselhável confirmar o estado da mesma e se a informação foi devidamente enviada. No caso eventual de ocorrer algum erro, tem sempre a possibilidade de o corrigir e editar ao selecionar “IRS – Corrigir”.

Qualquer dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos!

Siga as nossas Redes Sociais para estar sempre atualizado/a:
Facebook Linkedin Twitter Instagram

A informação apresentada neste artigo não é vinculativa e não substitui a consulta completa dos documentos e legislação relevantes sobre o tema abordado.

Quem é a CONTAREA – GESTÃO E CONTABILIDADE

A Contarea – Gestão e Contabilidade, instituição de renome na área dos serviços de Contabilidade, Fiscalidade, Recursos Humanos, Gestão Administrativa, Consultoria de Gestão, Projetos De Investimento e Apoios, Apoio ao Empreendedorismo, Bpo/Outsourcing e Auditoria, tem a sua sede em Famalicão desde 2001. Distingue-se por possuir uma carteira vasta e diversificada, estendendo os seus serviços por todo Portugal, com especial incidência nos concelhos de Famalicão, Braga, Santo Tirso, Trofa, Barcelos, Felgueiras, Maia, Valongo, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Porto, Guimarães, Fafe, Vizela, Matosinhos, Valongo e Paredes.

Adotamos uma abordagem personalizada junto dos nossos clientes, com o intuito de oferecer soluções e propostas de valor que se ajustam especificamente aos diferentes sectores de atividade. Esta metodologia baseia-se na convicção de que as exigências de cada empresa são únicas, e que cada sector de atividade beneficia de forma significativa de um apoio especializado.

A nossa missão é expressa de forma clara e objetiva: comprometemo-nos com o rigor e a proximidade na gestão das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), assegurando um acompanhamento constante por parte da nossa equipa de Contabilistas Certificados.

author avatar
António Martins Pereira CEO & General Manager
CEO @ Contarea - Gestão e Contabilidade | Especialista em contabilidade, fiscalidade e gestão de empresas | Otimização da produtividade e rentabilidade de negócios

António Martins Pereira
CEO @ Contarea - Gestão e Contabilidade | Especialista em contabilidade, fiscalidade e gestão de empresas | Otimização da produtividade e rentabilidade de negócios

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *