IA: O Grande Motor de Crescimento das PME Portuguesas

CONTAREA GESTÃO E CONTABILIDADE - FAMALICÃO - IA: O Grande Motor de Crescimento das PME Portuguesas

Como a Inteligência Artificial Transforma Positivamente as Pequenas e Médias Empresas em Portugal

Segundo um estudo da McKinsey, a Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de adicionar até 13 biliões de dólares ao PIB global até 2030. Para as Pequenas e Médias Empresas (PME) em Portugal, a Inteligência Artificial apresenta um conjunto de oportunidades que são tanto promissoras como, em grande parte, ainda inexploradas. Este artigo visa explorar como a IA está a reformular as PME portuguesas em áreas como eficiência operacional, análise de dados e impacto no emprego.

Eficiência Operacional com IA

Automatização de Tarefas Rotineiras

As Pequenas e Médias Empresas em Portugal, como em qualquer outro lugar, frequentemente enfrentam desafios relacionados com a falta de recursos. Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), até 70% das PME portuguesas identificam a eficiência operacional como um dos seus maiores desafios. Ferramentas de IA como o UiPath para automação de processos estão a ajudar as empresas a poupar até 20% do seu tempo em tarefas administrativas, permitindo-lhes focar em áreas mais estratégicas.

Melhorias no Atendimento ao Cliente

O uso de IA em sistemas de apoio ao cliente pode elevar significativamente a satisfação do cliente. Segundo Gartner, até 2025, mais de 50% de todas as interações de clientes serão automatizadas através de Inteligência Artificial. Chatbots como o “Meya” estão a permitir um atendimento 24/7, levando a um aumento de até 30% na satisfação do cliente.

Análise de Dados e Tomada de Decisão com IA

Previsões de Vendas Mais Precisas

Métodos de análise de dados baseados em Inteligência Artificial, como aprendizagem automática, estão a revolucionar a forma como as Pequenas e Médias Empresas abordam as previsões de vendas. Segundo a Forbes, as empresas que usam IA para análise de dados têm experimentado um aumento de até 40% nas suas vendas durante os períodos promocionais.

Identificação de Padrões de Consumo

Já não é suficiente apenas conhecer o produto que o cliente comprou; é imperativo entender porquê. Empresas como a Tableau estão a oferecer soluções de Inteligência Artificial que analisam padrões de consumo, levando a campanhas de marketing mais eficazes.

Impacto no Emprego e Formação com IA

Criação de Novos Empregos

De acordo com a CIP – Confederação Empresarial de Portugal, o uso de Inteligência Artificial pode levar à criação de 120.000 novos empregos em Portugal até 2030. Em vez de substituir o trabalho humano, a IA tem o potencial de criar novas categorias de emprego que atualmente não podemos prever.

Capacitação dos Colaboradores

Segundo dados do IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), houve um aumento de 25% na formação relacionada com competências digitais em 2022. A Inteligência Artificial não substitui o elemento humano, mas requer que as PME invistam na formação dos seus colaboradores.

O uso de Inteligência Artificial nas Pequenas e Médias Empresas em Portugal tem demonstrado um impacto extremamente positivo, desde a eficiência na operação até à criação de novas oportunidades de emprego. Como disse António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, “A Inteligência Artificial tem o potencial de acelerar o progresso em direção a uma vida melhor para todos em todo o mundo”.

Qualquer dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos!

Siga as nossas Redes Sociais para estar sempre atualizado/a:
Facebook Linkedin Twitter Instagram

A informação apresentada neste artigo não é vinculativa e não substitui a consulta completa dos documentos e legislação relevantes sobre o tema abordado.

Quem é a CONTAREA – GESTÃO E CONTABILIDADE

A Contarea – Gestão e Contabilidade, instituição de renome na área dos serviços de Contabilidade, Fiscalidade, Recursos Humanos, Gestão Administrativa, Consultoria de Gestão, Projetos De Investimento e Apoios, Apoio ao Empreendedorismo, Bpo/Outsourcing e Auditoria, tem a sua sede em Famalicão desde 2001. Distingue-se por possuir uma carteira vasta e diversificada, estendendo os seus serviços por todo Portugal, com especial incidência nos concelhos de Famalicão, Braga, Santo Tirso, Trofa, Barcelos, Felgueiras, Maia, Valongo, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Porto, Guimarães, Fafe, Vizela, Matosinhos, Valongo e Paredes.

Adotamos uma abordagem personalizada junto dos nossos clientes, com o intuito de oferecer soluções e propostas de valor que se ajustam especificamente aos diferentes sectores de atividade. Esta metodologia baseia-se na convicção de que as exigências de cada empresa são únicas, e que cada sector de atividade beneficia de forma significativa de um apoio especializado.

A nossa missão é expressa de forma clara e objetiva: comprometemo-nos com o rigor e a proximidade na gestão das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), assegurando um acompanhamento constante por parte da nossa equipa de Contabilistas Certificados.

author avatar
António Martins Pereira CEO & General Manager
CEO @ Contarea - Gestão e Contabilidade | Especialista em contabilidade, fiscalidade e gestão de empresas | Otimização da produtividade e rentabilidade de negócios

António Martins Pereira
CEO @ Contarea - Gestão e Contabilidade | Especialista em contabilidade, fiscalidade e gestão de empresas | Otimização da produtividade e rentabilidade de negócios

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *