O que é o crowdlending?
19 maio 2019

crowdlending-640x300px-1.png

O crowdlending é o acto de uma pessoa particular emprestar dinheiro directamente a uma empresa que precise desse capital. Esta, pelo mais rápido e fácil acesso a este cash flow, compromete-se a recompensar o empréstimo do particular a uma taxa generosa.

Também conhecido por peer-to-peer lending (p2p lending) ou, em bom português, uma bolsa de empréstimos, o crowdlending assume-se tanto como uma alternativa de financiamento para as PMEs, como uma oportunidade de investimento apelativa para os particulares.


Vantagens do crowdlending

Um factor crítico para as pequenas e médias empresas (PMEs) é ter fundo de maneio para fazer face às suas necessidades e obrigações de tesouraria. Muitas destas empresas são famílias ou um grupo pequeno de sócios empenhados no objectivo de manter um negócio estável.

Estas empresas podem ser uma padaria, um estúdio musical, uma empresa de materiais de construção, etc.

Este dinheiro é, portanto, crucial para estas pessoas de modo a enfrentar os custos com mercadorias, pessoal, adquirir novos meios de produção, etc. No entanto, ir ao banco pedir um empréstimo é muitas vezes uma injecção de capital arriscada e morosa. Consequentemente, há que injectar capital através de métodos mais tradicionais.

‹ voltar